quinta-feira, 9 de outubro de 2014

11 DE OUTUBRO - DIA DA REFLEXÃO SOBRE A CAUSA DAS CRIANÇAS

A APLICAÇÃO DA LEI EXIGE A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A Lei Estadual n.º 18.094/2014, que criou o Dia Estadual da Reflexão sobre a Causa da Criança, é um marco legislativo, resultante da vontade popular pela exigência de que o Estado cumpra o seu dever de colocar toda criança como objetivo prioritário de suas ações. 
Sabemos que a vigência de uma lei não garante que os fatos se alterem automaticamente, ou seja, que as crianças abrigadas tenham garantido os direitos mínimos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, muitos deles inseridos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Por isso, comemoramos a data com um apelo de que a mobilização neste momento deve ser muito maior do que quando estivemos em frente das Varas da Infância de Curitiba no dia 11/10/2013.

Este dia representa a data de reflexão para conscientização da sociedade pela causa de todas as crianças institucionalizadas nesse estado (e também nesta nação) que, caladas, foram submetidas à violação de seus direitos familiares, em especial o direito à adoção.
Somente com a ciência de um problema (e sua extensão) se podem arquitetar medidas para combatê-lo, e somente com a mobilização da sociedade em favor de suas crianças, alterando seus paradigmas, será possível alcançar para a criança e o jovem abrigado os objetivos inscritos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 Nesta data lembramos igualmente a longa caminhada que temos diante de nós, como sociedade e como nação, em prol de modificar e corrigir os erros que nos trazem atrasos na consecução dos mais elementares direitos de nossos jovens cidadãos, mas também nos serve de lembrança de quanto até agora foi feito, e de que a força e a vontade de quem lutou pelo melhor de nossas crianças e jovens pode, consegue e sempre conseguirá seus objetivos de melhoria.

 Mais do que um dia para lamentar a existência de problemas, deverá ser um dia para lembrar de nossa própria força de mudança, como cidadãos, para construir uma sociedade melhor, não só para nós, mas também para as crianças, pequenos brasileiros de hoje para quem construiremos um Brasil do amanhã que, com sorte, empenho e dedicação, certamente será um lugar melhor, mais acolhedor e mais justo para os que estão por vir.

O MONACI reitera seu convite: Não deixe de comparecer na Audiência Pública sobre Abrigamento e Adoção a ser realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, dia 15/10, às 9h00!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue a leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...