sábado, 10 de agosto de 2013

RESULTADO DA MANIFESTAÇÃO: 09/08/2013

Manifestantes cobram melhor atendimento do poder público para menores recolhidos em abrigos

Por BandNews 

Representantes das Instituições de Acolhimento de Curitiba e de movimentos ligados à adoção fizeram uma manifestação na tarde hoje na Praça Santos Andrade. Com faixas e cartazes, os manifestantes protestavam contra o que julgam ser um descaso do poder público municipal com as crianças e adolescentes recolhidos em abrigos. Segundo os organizadores do movimento, cada abrigado custa em média dois mil e quinhentos reais por mês para as instituições, sendo que o repasse mensal da Fundação de Ação Social, a FAS, é de setecentos e cinquenta reais por criança ou adolescente. Renan Ferreira, que é coordenador de um destes abrigos, conta que a falta de recursos reflete no atendimento aos abrigados.
(A seguir, depoimentos dos manifestantes)

 Outra reivindicação dos manifestantes é uma maior agilidade, por parte da justiça, nos processos de destituição familiar de menores abrigados, o que possibilita o início do processo de adoção. Segundo dados do cadastro nacional de adoção, no Brasil, 44 mil menores de idade moram em casas de acolhimento, mas apenas 5 mil estão no cadastro para serem escolhidos por novas famílias. De acordo com um dos criadores do Movimento Nacional das Crianças Inadotáveis, Alberto Rau, esta disparidade entre os números é reflexo da má vontade do judiciário.

Atualmente, Curitiba tem 1500 crianças e adolescentes abrigados em mais de 20 instituições de acolhimento e uma fila de cerca de 600 pessoas que desejam adotar. A reportagem da Band News tentou entrar em contato com a Vara da infância e da juventude de Curitiba para dar um direito de resposta e apurar o número de crianças cadastradas para adoção aqui na cidade, mas ainda não obteve resposta.

A seguir, a carta aberta distribuída aos cidadãos curitibanos presentes durante a manifestação (clique para ampliar):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue a leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...