quinta-feira, 9 de junho de 2011

CARTA DE APOIO AO MONACI



A ação social proposta pelo MONACI é a expressão mais viva da sociedade civil que questiona, busca respostas e cobra atitudes do Poder Judiciário paranaense pela materialização do direito à convivência familiar e comunitária de crianças soropositivas.
Crianças que nascem vítimas da conduta omissa da própria família, da sociedade e do poder público. São reféns de um sistema falido, da demagogia e do descaso com a vida e dignidade humana.
As perguntas são muitas: por que elas crescem nos abrigos, por que elas são prontamente excluídas do convívio social e familiar, por que não tem o direito de figurarem no Cadastro Nacional de Adoção, por que não são ajuizadas ações de destituição do poder familiar, mesmo tendo institucionalizadas bebês, por que são obrigadas a lutar sozinha pela sua sobrevivência?
As respostas, ainda esperamos, como elas tem esperado a vida toda.
O MONACI teve que gritar aos quatro cantos, à mídia e não encontrou apoio sequer no grupo de apoio à adoção de sua cidade, um dos pioneiros do Brasil. Teve seu pedido de socorro calado na garganta ao não conseguir se expressar no palco do Encontro Nacional de Apoio à Adoção – ENAPA 2011, sediado em Curitiba. Mas, mesmo timidamente, seu protesto conquistou seguidores e constrangeu outros.
Os entraves, as traições e o descaso são evidentes, mas a luta continua. A representação contra a 2ª VIJ/TJPR está sendo analisada pela Corregedoria e pelo Conselho Nacional de Justiça e aguardamos boas e justas notícias.
Seu grito ultrapassa as fronteiras brasileiras, tendo chegado à Europa, Estados Unidos e Oriente, alcançando mais de 30 mil acessos em apenas dois meses de existência do blog WWW.monaci.com.br
Comprometimento, coragem e determinação, são as palavras que definem o Monaci.
O MONACI cativou o envolvimento de muitas instituições de renome e personalidades comprometidas com os direitos humanos, artistas e formadores de opinião.
Acesse, conheça nosso movimento e junte-se à luta.

Aristéia, Alberto e MONACI,
contem com meu apoio incondicional, meus dedos nervosos, minha língua ferina e meu braço trabalhador.
Toda criança tem o direito de ser chamada de filho.
Fabiana Gadelha, mãe do Miguel e da Valentina, advogada, gestora de projetos sociais, Diretora Jurídica do Projeto Aconchego (Brasília), Diretora Executiva do Instituto Apice em Saúde - Apice Down (Brasília) e Vice-Presidente do DFDOWN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue a leitura:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...